
Desconheço uma conta de alguma biblioteca em um destes tipos de sites. Só para adiantar, farei uma pesquisa sobre Banco de Imagens e pesquisarei nestes dois sites para ver o que encontro de imagens e bibliotecas. Bom, continuando minha linha de raciocínio, um sistema de informação pode tirar muitas vantagens de um aplicativo como estes: pode, utilizando o marketing, divulgar os espaços que a biblioteca possui (salas de estudo, acervo, serviço de referência, etc.); pode indicar as novas aquisições (disponibilizando e fazendo propaganda com fotos das capas dos livros); pode mostrar a equipe de trabalho (postando fotos dos integrantes); pode divulgar fotos de eventos já realizados no local, tanto quanto os que estão para ser realizados; pode, pensando em âmbito maior, criar uma rede de bibliotecas que se comunicam via rede social.
Inúmeras atividades podem ser realizadas, tudo pode ser debatido. E o custo de tudo isto? Zero. Pode-se facilmente encontrar este serviço de graça na internet. O que custa mesmo é a dedicação e tempo dos bibliotecários que estão ativos no mercado. Para aqueles mais antigos, que, em sua formação, não tiveram instrução para a inclusão digital, esta tarefa torna-se mais árdua e penosa. Já para aqueles que estão se formando hoje, torna-se praticamente obrigatório não só entender como também utilizar os recursos que a web disponibiliza.
De acordo com Silva (p.4) "[. . .] a fotografia é um instrumento de pesquisa valioso para que possa atingir seus objetivos.", desta maneira, é fundamental que o profissional da informação saiba dar o tratamento correto para este tipo de informação.
De acordo com Silva (p.4) "[. . .] a fotografia é um instrumento de pesquisa valioso para que possa atingir seus objetivos.", desta maneira, é fundamental que o profissional da informação saiba dar o tratamento correto para este tipo de informação.
Quanto a quê tipo de bibliotecas devem utilizar deste recurso, segue minha opinião. Acredito que, para os bibliotecários de biblioteca especializada este recurso não seja tão eficaz pelo fato de utilizar mais a informação como um produto e não como formação cultural. Entretanto, para bibliotecas escolares, utilizar da imagem digital é uma das melhores maneiras de fazer com que o aluno, que está completamente inserido no mundo digital, passe a ser um verdadeiro usuário, interagindo, via internet, com sua biblioteca. O mesmo vale para bibliotecas públicas e universitárias, onde o público tem maior interesse em saber como "anda" a biblioteca: compra de materiais novos, livros que ela tem a indicar, novos serviços, etc.
Antecipar a tendência e inventar coisas novas é o diferencial em qualquer profissão atualmente. Então, vamos lá pessoal, criem, inventem, usem a imaginação em prol da profissão que vocês exercem.
É claro e, por fim, que a fotografia também é uma fonte de informação que a biblioteca também deve dispor, até porque, "não se pode descartar o original, mas também não se pode simplesmente abandonar o analógico, sem qualquer preocupação com passado, presente, futuro." (OLIVEIRA, p.6)
SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco.
OLIVEIRA, Erivam Morais de. Fotografia analógica e Digital.
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