Índice de assunto

Andrologia:


BLOG DR. HOMERO GUIDI. GUIDI, Homero. http://blog.drhomeroguidi.com.br/.

Descrição: o blog é muito interessante em que o doutor Homero Guidi, que é membro titular da sociedade brasileira de urologia, aborda diversos temas relacionados com a saúde sexual do homem, tais como prevenção e tratamento do câncer da próstata, doenças sexualmente transmissíveis e temas polêmicos como as causas da disfunção erétil, em uma linguagem clara e de fácil entendimento pelo publico leigo.


Cardiologia:


CARDIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR. COSTA, Felipe da Silva. http://cardiologiaecirurgiavascular.blogspot.com/.


Descrição: este blog possui a missão de informar e tirar dúvidas da população em geral e profissionais interessados pela área da cardiologia. Trata sobre as patologias cardiovasculares e também de promoção da saúde dos cidadãos. O blog possui poucos seguidores e em média uma postagem por mês, mas os assuntos abordados são de extrema importância e interesse para população que busca informações sobre as doenças e assuntos relacionados com o coração.


Células-tronco:


CÉLULAS-TRONCO: uma nova esperança. DOMINGUES, Sandra. http://tratamentocomcelulastronco.blogspot.com/.


Descrição: o blog não traz maiores informações sobre a autora, sem sabermos sequer sua formação. Fora isso, o site traz notícias atuais sobre células-tronco, além de uma campanha para ajudar pessoas, geralmente crianças, a curar suas doenças com células-tronco.


Dermatologia:


DERMATOLOGIA.NET. LIMA, Roberto Barroso. http://www.dermatologia.net/novo/base/index.shtml.


Descrição: blog com informações relevantes sobre cuidados com a pele. Completo, com um bom motor de busca, possui propagandas de produtos relevantes à área dermatológica. Vale ressaltar que o site é bastante reconhecido, tendo em vista que recebeu o Prêmio Ibest de melhores sites da Saúde.


SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Sociedade Brasileira de Dermatologia. http://www.sbd.org.br/.


Descrição: site informativo. Contém notícias que são de interesse público e de médicos dermatológicos. Site disponível, também, em língua inglesa e espanhola. Possui espaço para patrocínio e enquetes que podem ser utilizadas pelos usuários do blog.


Endocrinologia:


ENDOCRINOLOGIA ONLINE. DAHER JÚNIOR, Jorge Cecílio. http://www.endocrinoonline.com.br/.


Descrição: site muito bem estruturado, divido por áreas em uma barra superior. Contém, além de notícias, atualidades e informações relevantes a interessados, o objetivo do blog (informação geralmente não informada em blogs da área médica). Oferece artigos explicativos que propiciam informações capazes de modificar para melhor o curso de uma doença crônica.


GRACIELE TOMBINI. TOMBINI, Graciele. http://gracieletombini.blogspot.com/.


Descrição: Segundo informações do próprio site: “blog destinado a pessoas que se interessam por assuntos relacionados à endocrinologia e/ou nutrição, assim como um meio de contato para quem deseja ser orientado pela doutora Graciele Tombini”.


Geriatria:


LONGEVIDADE. MASC, Sílvia. http://longevidade-silvia.blogspot.com/.


Descrição: este blog aborda vários assuntos referentes à saúde do idoso, tais como saúde na terceira idade, direitos dos idosos, tratamento e prevenção de doenças típicas como diabetes e pressão arterial, o blog também possui um serviço de manuais, cartilhas e planilhas que abordam complicações médicas dos idosos que será disponibilizado mediante envio de email para a autora.


Medicina de Família e Comunidade:


MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. PEREIRA, Alexandre. http://profalexandremfc.blogspot.com/.


Descrição: blog criado para a disciplina de Medicina de Família e Comunidade da Univali, pelo professor da própria. Contém notícias sobre este assunto. É atualizado semanalmente – já contou com 163 postagens durante este ano.


Medicina Geral:


ABC DA SAÚDE. Abc da saúde informações médicas LTDA. http://www.abcdasaude.com.br/.


Descrição: equipe de médicos que escrevem artigos das diversas áreas da medicina como, por exemplo, cardiologia, dermatologia, hematologia, etc. O site fornece informações tanto para leigos, como para médicos interessados. Possui uma equipe com grande número de médicos autores.


ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA. Associação Médica Brasileira. http://amb.org.br/.


Descrição: site da associação que contém informações relevantes sobre a atuação médica. Publicações, notícias, serviços, eventos, são informações relevantes que a associação fornece em seu site.


CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Conselho Federal de Medicina. http://portal.cfm.org.br/.


Descrição: site que contém notícias sobre a atuação do Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como serviços de busca de médicos e prestadores, resoluções e pareceres do CFM. Um site sobre a profissão médica.


LIVROS DE MEDICINA. Livros de Medicina. http://livrosmedicina.blogspot.com/.


Descrição: blog que contém livros que tratam das mais diversas áreas da medicina disponíveis para download. O download é feito pelo próprio usuário de forma gratuita, entretanto apenas para teste (devendo ser apagado após vinte e quatro horas e, se houver interesse, pode ser comprado). O blog não traz nenhuma informação sobre os autores – sequer os nomes dos organizadores são disponibilizados.

 
Pediatria:


PEDIATRIA BRASIL. MEIRELLES, Marcelo. http://www.pediatriabrasil.com.br//.


Descrição: blog com o objetivo de criar um canal de informação e comunicação com os pacientes, seus responsáveis e todos aqueles que se interessem por pediatria. Contém nuvem de tags por assunto e um mapa que organiza o blog de forma muito eficiente.


PEDIATRA EM CASA. BRESSAN, André Luiz. http://www.pediatraemcasa.com/.


Descrição: este blog trata de vários assuntos referentes à pediatria, como alimentação, vacinação e transtornos da infância, tendo uma abordagem que visa informar a população sobre discussões relevantes sobre a saúde da criança no universo infantil, do ponto de vista médico, familiar e social. Desde sua criação em agosto de 2008 ele já teve cerca de 50.000 visitas.


Reprodução Humana:


MEDICINA REPRODUTIVA. Eugênio, Fábio. http://www.medicinareprodutiva.com.br/.


Descrição: são tratados neste site assuntos relacionados a medicina reprodutiva como: ginecologia, obstetrícia, urologia, prevenção contra doenças, entre outros. Blog completo, pois contempla informações sobre o blog, o médico (autor), tratamentos, depoimentos e formas de entrar em contato.


Telemedicina:


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MEDICINA. ALUM, Fernanda. http://alum.com.br/ti-e-medicina.html.


Descrição: dividido em três grandes áreas: telemedicina, produtos interessantes e Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde e Prontuário Eletrônico do Paciente. Possui poucas informações sobre a autora.