Como o bibliotecário se utiliza de Jornais Digitais Internacionais

O periódico como fonte de informação para o usuário não é novidade. Os jornais digitais encaixam-se neste perfil. O bibliotecário competente sabe utilizá-lo, servindo seus usuários com a informação exata na hora exata, seguindo uma regra clássica da biblioteconomia.

Pegamos, por exemplo, este jornal: The New York Times. Seria ele importante para o usuário? Depende da tipologia do usuário. Para um usuário de biblioteca escolar, este jornal serviria para aqueles que tem maior interesse em aprender outra língua, ou o professor o utilizaria em seu programa de aprendizagem, ensinando a seus alunos a tradução. E assim vai, cada usuário tem sua especificidade. O bibliotecário deverá ter conhecimento dos jornais internacionais digitais bem como o conhecimento de línguas para saber utilizar determinada fonte. O jornal em questão é formador de opinião e super conceituado no mundo inteiro (talvez o mais visto por todo o mundo), sendo função do bibliotecário disseminar a informação contida nele para os usuários interessados. Este periódico, assim como grande maioria dos que tem formato digital, é super atualizado, caracterizando uma boa fonte para o próprio bibliotecário, tratando-se de: política, tecnologia, artes e medicina.

Se precisamos de fontes confiáveis de informação em nível continental, o bibliotecário pode acessar o clarin.com. Nele, pelo que andei pesquisando, o foco é nas notícias nacionais (o que o diferencia do The New York Times. Em contrapartida, o jornal eletrônico possui um menu na parte inferior que trata da categoria "El mundo", em que trazem excelentes notícias - atualizadas - do que está ocorrendo de principal na América Latina. Em meu último acesso, a notícia tratava das FARC.






Um bibliotecário diferenciado:

Bibliotecário de embaixada: são poucos que realizam este trabalho, mas os que realizam precisam estar atento aos jornais eletrônicos (talvez sejam eles os que mais acessam este tipo de informação). Se há, por exemplo, um bibliotecário que trabalha para o embaixador uruguaio aqui no Brasil deverá, no mínimo, fazer o tratar a informação do El País. É claro que não cabe apenas informar o link ao seu usuário. O bibliotecário bem preparado deve, a partir de uma conversa prévia com seu usuário, selecionar aquilo que for de maior interesse para o mesmo: por exemplo, política é um assunto recorrente aos embaixadores, enquanto moda, não. As reportagens podem ser selecionadas e enviadas por e-mail, diminuindo fronteiras quanto ao acesso à informação. 

0 comentários:

Postar um comentário