Analisando o JornalNH

Quanto a proposta semanal de analisar jornais digitais, busquei um jornal diferente para analisar.

O jornal digital que analiso é o JornalNH de Novo Hamburgo. Este jornal não nasceu depois da internet e, por isso, teve que se adaptar à modernidade e criar o seu espaço na web, bem como, manter sua versão em papel.

Simpatizei como site de cara: na parte superior, a capa é interativa com seleção de propagandas úteis (algumas mesmas de navegação interna – no próprio site). Seguindo, ainda, ao topo, informações básicas e corriqueiras: dia da semana, data, tempo e temperatura. Ao lado, um sistema de busca e a oferenda de assinatura. Muito completo até então. Abaixo, encontra-se o menu que, sinceramente, novamente superou-me as expectativas: termos chamativos como “BAH” e “ZIPTOP” aumentou minha curiosidade e, com certeza, ganha cliques a mais por causa disso. Surpreende-me, também, a disponibilização de versão virtual, podcast, e web TV, aplicativos que muitos jornais digitais não possuem (mostrando a atualidade do jornal em relação às tendências da tecnologias da informação – web 2.0). Menu muito completo ganha nota 9,9 minha. A crítica é dada em relação a parte “Esportes” estar diferenciado do link “Notícias” tendo em vista que o primeiro é subordinado ao segundo.

Completíssimo e atualizado, foi aprovado como fonte de informação digital. O problema é para quem gosta de jornal virtual que, neste caso, é cobrado assinatura. E, agora, me perguntam: qual a diferença? A diferença é que o jornal virtual é a versão impressa digitalizada. Para colecionador, apenas a assinatura serve, mas como não é este o intuito da postagem, continuo recomendando o ótimo jornal digital como fonte de informação para interessados em atualidades em geral.

0 comentários:

Postar um comentário