VOLTEI A SER GREMISTA!!!!!!!!!!!!


Me desculpem, gente, mas vou fugir do protocólo e escreverei algo que eu precisava escrever! Voltei a ser gremista. Não que eu tenha realmente deixado de ser, mas, hoje (25/03), voltei a ir a campo - ao Olímpico Monumental, ao glorioso. Estou comovido, emocionado e ansioso para registrar isto. Precisava compartilhar este momento de felicidade...

Impressionante! O jogo acabou exatamente às 21 horas e 28 minutos. Às 22 horas e 12 minutos estou escrevendo e, no máximo daqui a algumas horas, estarei publicando. É mais um fenômeno informacional que a internet proporciona: a velocidade com que a informação circula é algo incomparável com o antigo modo de difusão.

Neste próximo momento, compararei e avaliarei as fontes de informação relativas ao jogo do Grêmio. Observarei de acordo com os padrões de Nielsen (1996) e McLachan (1999), criando um instrumento de avaliação com 10 perguntas:

1) Como é o uso de frames nas fontes analisadas?; 2) Falta apoio para navegação?; 3) Qual a velocidade com que as páginas são carregadas?; 4)Há utilização de imagem, som e vídeo?; 5) Qual a primeira impressão do usuário sobre aparência geral?; 6) A fonte possui credibilidade?; 7) O site possui informações de identificação suficientes (como contato, por exemplo)?; 8) As informações são consistentes (validez do conteúdo, hiperlinks, etc.)?; 9) A fonte utilizada é realmente a adequada?; 10) Há muitas restrições de navegação ao usuário? 

Site Oficial do Grêmio - Fantástico! Pode-se dizer que é uma boa fonte de informação. Além de conter o resumo do jogo, possui vídeo com melhores momentos e a entrevista do técnico Silas após o jogo. O único questionamento que pode se ter é em relação à confiabilidade: a príncipio este site deveria ser confiável, em compensação, quando uma instituição fala de si mesmo, deve sempre ter uma certa desconfiança quanto a exageros. A página é colorida demais, lenta e poluída, porém possui suas informações bem organizadas.

Zero Hora Esportes - Site que eu recomendaria. Melhor fonte na minha opinião. Além de possuir credibilidade na área, foi o que mais relacionou notícias até agora. Diferente do Site Oficial do Grêmio, não ofereceu vídeo com os melhores momentos, porém forneceu o áudio. Disponibiliza hipertexto e hipermídia. Não é perfeito devido a dificuldade de uso, pois, como diz TOMAEL (1999), uma informação que necessita muitos clics para ser acessada, não é boa para uso, assim como a da Zero Hora 

Correio do povo - Distribuiu como matéria principal a entrevista com o técnico Silas. É uma boa fonte de informação, entretanto mudaram o foco e não resumiram como o jogo se procedeu. Deixaria lacunas informacionais naqueles que, como estou simulando, tivessem interesse em saber o resumo da partida. Disponibiliza hipertexto e hipermídia.

Gazeta Esportiva (SP) - Considerado por muitos o melhor site de esportes do Brasil, este não fica por baixo. Apesar de distribuir uma única matéria (diferente dos outros), o Gazeta Esportiva traz detalhes do jogo, dando competência e credibilidade à matéria. Possui um diferencial: a venda de itens do Grêmio (à direita na pagina). Disponibiliza hipertexto e hipermídia.

Comunidade Oficial do Grêmio no Orkut - Impressionante o fato de ser o único a trazer outras referências em sua página. As informações postas lá não são confiáveis por não conter credibilidade. Diferente dos outros, a vantagem da comunidade é a participação dos usuários efetiva: construindo discussões, causando questionamentos. É um ótimo site para entretenimento embora nada que tenha ali possa ser referenciado.

Como diz Tomael (1999):
"A forma para reduzir, com maior eficiência e eficácia, as incertezas e dúvidas em relação aos problemas da confiabilidade das informações e da autoridade dos seus produtores, foi aqui assumida como sendo a definição de critérios de qualidade envolvendo não só as informações veiculadas e seus produtores - sejam eles físicos ou jurídicos -, como também os espaços virtuais onde estão elas potencialmente disponíveis."
Com todas estas fontes de informação eu afirmo: como é bom ser gremista, voltar a ser gremista, ter paixão por isso tudo!

Para evidenciar a velocidade da informação digital, deixo, por fim, um vídeo do jogo para os interessados.

 

Referência:

TOMAÉL, Maria Inês, et al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de avaliação. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=67142.  Acesso em: 25 de mar.

0 comentários:

Postar um comentário