Bibliotecários e a internet: onde está a Ciência da Informação?

O que o bibliotecário pode tirar de bom da internet? Quais informações ele pode filtrar para seus usuários? Qual serviço ele pode extrair dela? Quais ferramentas da internet que realmente servem?

O bibliotecário faz parte das Ciências da Informação. Então, é mais do que óbvio que ele deve estudar o fenômeno da internet, a explosão informacional, a informação sem barreiras! Atualmente, a nuvem informacional é, com absoluta certeza, uma fonte util para o bibliotecário. Saber utilizar todas as ferramentas da internet não é um "upgrade", é, simplesmente, domínio de suas competências.

Saber não apenas como utilizar as ferramentas de busca como google, MSN, mas também como funcionam, selecionam, elencam os sites que aparecem. Saber não apenas o que é um hiperlink, mas também saber utilizá-lo de forma correta. Estar por dentro do mundo da web, interagindo com o mesmo, sabendo usar seus macetes, deve fazer parte da formação de um bom bibliotecário.

É claro que muito do que se busca na internet pode não servir para muita coisa, pode não ser verdade. Você indicaria para alguém a wikipédia? Para alguma pessoa que busca informações rápidas e diárias, sim. Agora, para algum cientista, esta referência não serve para nada. Para este, o bibliotecário conhecedor das ferramentas que possui ao seu dispor ofereceria, por exemplo, Directory of Open Access Journals (diretório de acesso livre a periódicos). Vale ressaltar que, seja lá qual for o nível dela, a informação chega sempre mais rápido na Internet. Compare você mesmo: quanto tempo demora para publicar um periódico na Internet? e um periódico impresso? Acredito que todos saibam a resposta desta pergunta!

De toda a gama de informações publicadas na internet diariamente, cabe ao bibliotecário saber selecioná-las e, as vezes até mais complicado que selecionar, encontrá-las.

0 comentários:

Postar um comentário