VOLTEI A SER GREMISTA!!!!!!!!!!!!


Me desculpem, gente, mas vou fugir do protocólo e escreverei algo que eu precisava escrever! Voltei a ser gremista. Não que eu tenha realmente deixado de ser, mas, hoje (25/03), voltei a ir a campo - ao Olímpico Monumental, ao glorioso. Estou comovido, emocionado e ansioso para registrar isto. Precisava compartilhar este momento de felicidade...

Impressionante! O jogo acabou exatamente às 21 horas e 28 minutos. Às 22 horas e 12 minutos estou escrevendo e, no máximo daqui a algumas horas, estarei publicando. É mais um fenômeno informacional que a internet proporciona: a velocidade com que a informação circula é algo incomparável com o antigo modo de difusão.

Neste próximo momento, compararei e avaliarei as fontes de informação relativas ao jogo do Grêmio. Observarei de acordo com os padrões de Nielsen (1996) e McLachan (1999), criando um instrumento de avaliação com 10 perguntas:

1) Como é o uso de frames nas fontes analisadas?; 2) Falta apoio para navegação?; 3) Qual a velocidade com que as páginas são carregadas?; 4)Há utilização de imagem, som e vídeo?; 5) Qual a primeira impressão do usuário sobre aparência geral?; 6) A fonte possui credibilidade?; 7) O site possui informações de identificação suficientes (como contato, por exemplo)?; 8) As informações são consistentes (validez do conteúdo, hiperlinks, etc.)?; 9) A fonte utilizada é realmente a adequada?; 10) Há muitas restrições de navegação ao usuário? 

Site Oficial do Grêmio - Fantástico! Pode-se dizer que é uma boa fonte de informação. Além de conter o resumo do jogo, possui vídeo com melhores momentos e a entrevista do técnico Silas após o jogo. O único questionamento que pode se ter é em relação à confiabilidade: a príncipio este site deveria ser confiável, em compensação, quando uma instituição fala de si mesmo, deve sempre ter uma certa desconfiança quanto a exageros. A página é colorida demais, lenta e poluída, porém possui suas informações bem organizadas.

Zero Hora Esportes - Site que eu recomendaria. Melhor fonte na minha opinião. Além de possuir credibilidade na área, foi o que mais relacionou notícias até agora. Diferente do Site Oficial do Grêmio, não ofereceu vídeo com os melhores momentos, porém forneceu o áudio. Disponibiliza hipertexto e hipermídia. Não é perfeito devido a dificuldade de uso, pois, como diz TOMAEL (1999), uma informação que necessita muitos clics para ser acessada, não é boa para uso, assim como a da Zero Hora 

Correio do povo - Distribuiu como matéria principal a entrevista com o técnico Silas. É uma boa fonte de informação, entretanto mudaram o foco e não resumiram como o jogo se procedeu. Deixaria lacunas informacionais naqueles que, como estou simulando, tivessem interesse em saber o resumo da partida. Disponibiliza hipertexto e hipermídia.

Gazeta Esportiva (SP) - Considerado por muitos o melhor site de esportes do Brasil, este não fica por baixo. Apesar de distribuir uma única matéria (diferente dos outros), o Gazeta Esportiva traz detalhes do jogo, dando competência e credibilidade à matéria. Possui um diferencial: a venda de itens do Grêmio (à direita na pagina). Disponibiliza hipertexto e hipermídia.

Comunidade Oficial do Grêmio no Orkut - Impressionante o fato de ser o único a trazer outras referências em sua página. As informações postas lá não são confiáveis por não conter credibilidade. Diferente dos outros, a vantagem da comunidade é a participação dos usuários efetiva: construindo discussões, causando questionamentos. É um ótimo site para entretenimento embora nada que tenha ali possa ser referenciado.

Como diz Tomael (1999):
"A forma para reduzir, com maior eficiência e eficácia, as incertezas e dúvidas em relação aos problemas da confiabilidade das informações e da autoridade dos seus produtores, foi aqui assumida como sendo a definição de critérios de qualidade envolvendo não só as informações veiculadas e seus produtores - sejam eles físicos ou jurídicos -, como também os espaços virtuais onde estão elas potencialmente disponíveis."
Com todas estas fontes de informação eu afirmo: como é bom ser gremista, voltar a ser gremista, ter paixão por isso tudo!

Para evidenciar a velocidade da informação digital, deixo, por fim, um vídeo do jogo para os interessados.

 

Referência:

TOMAÉL, Maria Inês, et al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de avaliação. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=67142.  Acesso em: 25 de mar.

Bibliotecários e a internet: onde está a Ciência da Informação?

O que o bibliotecário pode tirar de bom da internet? Quais informações ele pode filtrar para seus usuários? Qual serviço ele pode extrair dela? Quais ferramentas da internet que realmente servem?

O bibliotecário faz parte das Ciências da Informação. Então, é mais do que óbvio que ele deve estudar o fenômeno da internet, a explosão informacional, a informação sem barreiras! Atualmente, a nuvem informacional é, com absoluta certeza, uma fonte util para o bibliotecário. Saber utilizar todas as ferramentas da internet não é um "upgrade", é, simplesmente, domínio de suas competências.

Saber não apenas como utilizar as ferramentas de busca como google, MSN, mas também como funcionam, selecionam, elencam os sites que aparecem. Saber não apenas o que é um hiperlink, mas também saber utilizá-lo de forma correta. Estar por dentro do mundo da web, interagindo com o mesmo, sabendo usar seus macetes, deve fazer parte da formação de um bom bibliotecário.

É claro que muito do que se busca na internet pode não servir para muita coisa, pode não ser verdade. Você indicaria para alguém a wikipédia? Para alguma pessoa que busca informações rápidas e diárias, sim. Agora, para algum cientista, esta referência não serve para nada. Para este, o bibliotecário conhecedor das ferramentas que possui ao seu dispor ofereceria, por exemplo, Directory of Open Access Journals (diretório de acesso livre a periódicos). Vale ressaltar que, seja lá qual for o nível dela, a informação chega sempre mais rápido na Internet. Compare você mesmo: quanto tempo demora para publicar um periódico na Internet? e um periódico impresso? Acredito que todos saibam a resposta desta pergunta!

De toda a gama de informações publicadas na internet diariamente, cabe ao bibliotecário saber selecioná-las e, as vezes até mais complicado que selecionar, encontrá-las.

Apresentação do blog

Este blog pessoal foi criado para a realização da disciplina BIB03228 - Informação Em Mídias Digitais ministrada pela professora Helen Rozados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para cá, serão trazidos temas como: Blog, Fotolog, fotografia digital, vídeo, jornais eletrônicos e webmuseus. Todos os aspectos que tratam de mídias digitais e da respectiva disciplina poderão ser encontrados no menu, na aba "Mídias Digitais".

Gostaria, também, de passar um pouco de entretenimento aos usuários da internet. Pensando nisto, criei colunas que também estão dispostas no menu:



Filosof'EU' - Meus pensamentos, minhas viagens, minhas loucuras, meus extremismos, o máximo de mim para quem se interessar.

E's'portando - Exportando esporte! Como todo fanático por esporte quero conversar, através desta coluna, com os interessados em esporte (especialmente futebol). Fatos, notícias, jogos históricos, serão abordados com um olhar diferenciado.

Rocky Balb'otecário' - Um jab na cara dos piores filmes da história e elogios aos que merecem!

Fon't'e de ouvido - Uma pitada do que tem de melhor da música, anunciando e divulgando lançamentos, publicando novidades.